terça-feira, 5 de agosto de 2008

Quero ser Emma Woodhouse

Alguns querem ser John Malkovich. Outros, Alfred Hitchcock – Brian De Palma e M. Night Shyamalan, para citar os mais famosos. Algumas moças aspiram ser Marilyn Monroe (90% das platinadas). Outras, Madonna (Britney Spears que o diga). Eu não quero ser nenhuma celebridade ou famosa (claro que eu adoraria ter a beleza da Monica Bellucci, da Audrey Hepburn ou da Sophie Marceau, mas...). Quero ser uma moça mimada e imperfeita, porém adorável e inteligente. Quero me arrepender ao dizer coisas indevidas e pedir desculpas. Quero ter alguém que aponte meus defeitos e ajude a me tornar uma pessoa melhor – e não perfeita -, mas ainda assim continuar teimosa e um tanto persistente. Quero estar rodeada de pessoas queridas, ir a festas, dançar, cantar e me divertir. Quero ser surpreendida ao notar que nem sempre estou certa e que o mundo reserva mais surpresas do que imagino. Quero um amigo e  amante como o Mr. Knightley: um cavalheiro sensato, educado, inteligente e apaixonante. Quero ser Emma Woodhouse, porque ela é tudo isso – só que não é real. E digo mais: Jane Austen rules!

O livro: trecho da declaração de Mr. Knightley a Emma

- Não posso fazer discursos, Emma – prosseguiu o Sr. Knightley, em um tom de suavidade sincera que denotava uma profunda e convincente ternura. - Mesmo que a amasse menos, não conseguiria dizer mais do que já disse. Mas você sabe como eu sou. Nunca ouviu de mim senão a verdade. Eu a acusei, a repreendi e você aceitou essas atitudes como nenhuma outra dama da Inglaterra o faria. Receba as verdades que vou lhe dizer agora, querida Emma, tão bem como se houvesse nascido com elas. O modo que vou dizê-las talvez as recomende muito pouco... Deus sabe que tenho sido um apaixonado muito indiferente. Mas você me compreende. Sim, veja, você compreende meus sentimentos e os retribuirá, se puder. No momento, peço-lhe apenas que me permita ouvir a sua voz, pelo menos uma vez.

AUSTEN, Jane. Emma. Trad. Therezinha Monteiro Deutsch. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora Best Seller, 2006.

O filme: Gwyneth Paltrow (Emma) e Jeremy Northam (Mr. Knightley) em cena



A adaptação cinematográfica é de 1996 e foi dirigida por Douglas McGrath. O elenco também conta com Ewan McGregor, Toni Collete, Alan Cumming, Greta Scacchi e Polly Walker.

4 comentários:

Alexandre disse...

Eu quero ser Anakin Skywalker a.k.a Darth Vader. (rs)

Carrie Bradshaw Tupiniquim da Silva disse...

o filme é fiel ao livro, vale a pena? pq esse trecho valeu muito! preciso ler dona austen rs
beijos!
p.s. eu queria ser indiana jones, de saias, lógico! rs
talvez mary jane rss

Cristina disse...

Eu adoro as personagens da Jane Austen e por coincidência coloquei esse filme na minha lista do netmovies há alguns dias. Agora falta ler :p

Raquel disse...

Mais de um ano depois, você ainda quer ser Emma Woodhouse? Já viu que a nova mini-série da BBC estreará no Brasil em 2010?
abraço